Quem é o Dr. LF

Tenho entre 30 e 40 anos, nascido em uma família pobre (ainda não sei até hoje se foi minha maior sorte ou pior azar na vida), não recebi em casa absolutamente nenhuma educação financeira, pelo contrário, meus pais tinham/têm opinião sobre dinheiro e falam sobre finanças da forma como a maioria dos brasileiros, o que torna inevitável que a pobreza financeira se perpetue e que a próxima geração se torne também pobre, justamente por acreditar e reproduzir essas mesmas idéias e conceitos limitantes.

Apesar de minha família  não entender nada como funciona finanças em nossa sociedade e como é possível se tornar rico, tive o privilégio de ter pais extremamente amorosos e cuidadores, que incentivaram acima de tudo o estudo, como forma de objetivo de vida por si só e também como um caminho para "ascensão social". 

Dessa forma, apesar de sempre frequentar escolas públicas com qualidade sofríveis, me esforcei a estudar quase sempre por conta própria (sou um leitor compulsivo, amo livros e aprender mais do que tudo na vida, então ser um autodidata nunca foi grande sacrifício), acabei passando em uma boa faculdade federal, completando minha graduação inicial e depois fiz pós-graduação em uma outra reconhecida faculdade pública brasileira. 

Durante o período de minha graduação tive também a oportunidade de viver fora do país por mais de 1 ano, com dinheiro que ganhei com trabalhos extras durante a faculdade (meus pais nunca teriam condição de pagar por viagens ou qualquer outro luxo do tipo). Considero que esta experiência  foi fundamental para moldar como enxergo o mundo.

Ao viver em um país extremamente rico e desenvolvido, tive a oportunidade de conviver com pessoas de nível social e financeiro muito diferentes da minha origem e pude presenciar e absorver um pouco da forma como se relacionam com o dinheiro e com a vida de forma geral. Lembro que, ainda nessa época, ter ficado chocado com a enorme diferença cultural e a distância entre as formas de pensar sobre o mundo e a sociedade no exterior e aqui no Brasil.

Após minha graduação, durante alguns anos, passei por um período quando ganhava razoavelmente bem, porém ainda estava impregnado por aquela mentalidade equivocada da maior parte de nossa sociedade que incentiva a consumir e adquirir supostos símbolos de status social (por valores financeiros exorbitantes, é claro) como carro, vinhos, roupas de marca, etc...

Lembrar sobre os inúmeros erros que cometi nesta época foi um dos motivos que me levou a começar a escrever este blog: passar o conhecimento e reflexões que adquiri ao longo do caminho e, quem sabe, conseguir incentivar outras pessoas a seguirem em uma jornada que considero mais saudável, feliz e recompensadora. Precisamos abrir os olhos do maior número de pessoas possíveis para que deixem de ser escravos de conta e usem o dinheiro para comprar o que de mais valioso ele pode oferecer: a liberdade necessária para ter uma vida mais plena e feliz.

Já no mercado de trabalho e após quebrar muito a cabeça e cometer todos os erros financeiros que tento neste site evitar que outras pessoas cometam, finalmente decidi estudar e ler tudo sobre investimentos e praticamente toda a literatura disponível que possa ajudar alguém a atingir dois objetivos que considero essencial: Independência (liberdade) financeira e Aposentadoria Antecipada (FIRE). 

Com isso, acabei evoluindo não apenas financeiramente, mas também como ser humano, mais consciente e mais conectado comigo mesmo e com o ambiente e pessoas a minha volta. Passei a  evitar desperdícios e equívocos comuns que, por serem culturalmente aceitos e incentivados, acabam levando a maioria das pessoas a viver em um círculo vicioso que conhecemos bem: trabalhar involuntariamente para ser escravo de contas e boletos e assim, precisar trabalhar ainda mais involuntariamente.

Devo confessar ainda que um objetivo bem mais egoísta deste blog é me comprometer publicamente com a minha meta de Independência Financeira e Aposentadoria Antecipada, desta forma, acredito que conseguirei  estar mais focado em poupar e estudar sobre os diversos assuntos que nos leva a atingir esta meta, uma vez que estou absolutamente determinado a expor aqui tudo: alegrias, frustrações, decisões financeiras, todos acertos e erros que venha a cometer ao longo desta jornada.

Espero que consiga finalmente atingir minha meta de Independência (liberdade) Financeira antes dos 40 anos, Caso queira vir comigo nesta jornada ou se compartilha de idéias e valores semelhantes, será um prazer tê-lo por aqui

Grande abraço a todos

Dr. LF


Comentários

Postagens mais visitadas